terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CASA DE UM ÍCONE DA MODA



Em tempos de São Paulo Fashion Week mostro aqui a casa de uma das pessoas mais ligadas à moda no Brasil. O texto e fotos sairam numa ediçao da revista Vogue. Adoro o colorido desta decoração e a distribuição das peças de arte e objetos. O bom gosto nunca sai de moda!

"Reformas em casa são motivadas pelas mais diferentes razões. No caso do apartamento paulistano de Costanza Pascolato, ícone da elegância e uma das maiores autoridades brasileiras de moda, o motivo foi a perda da mãe, Gabriella Pascolato, no ano passado. O riquíssimo acervo de relíquias familiares herdado por Costanza precisava de um lar à altura. E nenhum lugar era mais apropriado que a sua própria casa.


A maior parte dos móveis, tapetes e obras de arte que agora decoram a residência pertenceram à família Pallavicini Pascolato e foram trazidos por sua mãe em 1945, ano em que ela imigrou da Itália para o Brasil. O espaço não poderia ser mais compatível com Costanza e seu acervo de família, com peças dos séculos 17, 18 e 19 – a estilista, integrante do conselho editorial da Vogue, vive em um apartamento típico do bairro paulistano de Higienópolis, com ambientes amplos e pé-direito alto".




"A artista plástica argentina radicada em São Paulo Maria Luisa Beer foi chamada pela amiga Costanza para fazer uma espécie de curadoria combinada ao projeto de renovação do apartamento. Ela optou por pintar as paredes das salas com nada menos do que 14 tons diferentes de vermelho, mesma cor, aliás, dos novos revestimentos escolhidos para os sofás.


Seu maior desafio, porém, foi distribuir os 20 tapetes persas pelo imóvel. O apartamento ficou pequeno para tantos objetos. Por isso, Marilu optou por sobrepor os tapetes como em um patchwork. Entre as 38 obras de arte, ganhou destaque um díptico pintado no século 17 pelo jovem Bruegel, filho do também pintor flamengo Pieter Bruegel. A peça ocupa a parede acima de um dos sofás vermelhos.

Na ala íntima, o cinza predomina, enquanto no hall e na biblioteca um verde suave colore as paredes, que abrigam as duas únicas obras contemporâneas do acervo: um lustre de tecido dourado, criado por Ingo Maurer, que ocupa o centro do teto no hall; e uma obra de Marilu chamada Cielo Azul – em referência ao poema de Argensola – que alegra o espaço da biblioteca.

A moda, claro, não poderia ficar de fora da residência de Costanza Pascolato. Por todo o apartamento, há referências ao mundo fashion, como as almofadas da sala, trazidas de desfiles de Dolce & Gabbana ou Armani, e as mudas de oliveira, brinde de uma das edições passadas da São Paulo Fashion Week".




Nenhum comentário: