quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O NAVIO DE CRISTAL




Esta postagem de hoje vou fazer inspirada nas postagens de um dos melhores blogs que eu sigo: o da Consuelo Blocker e particularmente nesta que ela fez há poucos dia sobre sua visita a Roma, VACANZE ROMANE . Ela relata e mostra fotos lindíssimas de uma visita a casa de amigos onde tudo poderia estar em um museu, desde a pintura dos tetos até as obras de arte encontradas alí. Lembrei-me então de uma experiência semelhante que meu marido e eu tivemos, em 1984, quando fomos a Veneza com um casal de amigos, Carlos Alberto e Heloisa. Ele havia conhecido um arquiteto, assim como ele, que estava morando no Brasil mas que era de Veneza. Ao saber da viagem que eles iriam fazer, se comunicou com seu irmão que foi nos buscar para ir a sua casa  para almoçar com seus pais,  e isto já foi algo muto especial. Tinha móveis de design super moderno misturados a móveis antigos. A refeição foi uma delícia e a hospitalidade melhor ainda. Depois do almoço, Piero (este é o nome daquele jovem) nos levou para visitar o pálacio, no Grande Canal, onde vive o arquiteto Piero Mainardis de Campo amigo de sua família. Foi algo fantástico! O arquiteto foi gentilíssimo nos mostrando sua casa , onde ele tem pinturas e objetos dos séculos XVI, XVII e XVIII. Entre as pinturas tem um autoretrato de Velaquez. Mainardis de Campo tem seu atelier em casa e aí junto com as mesas de desenho vê-se paredes forradas com estas pinturas. Ele também produz móveis e luminárias com um design moderníssimo e reproduz faianças e cristais seiscentistas. Vou postar fotos de uma revista que nos foi dada por ele (Décoration Internationale) onde tem uma reportagem sobre este lugar magnífico.


"Como um suntuoso navio ancorado sobre a lagoa, este palácio representa Veneza. Na encruzilhada dos caminhos, entre a terra e a água, ele chega do passado, sobrecarregado de tesouros, e nos convida a bordo para uma longa viagem imóvel no meio das águas adormecidas".


O vestíbulo
A sala com sofás forrados com tecido "Fortuny" com desenho de Mainardis  de Campo. No cavalete
 auto -retrato de Velasquez.
Na sala de jantar, pequena mesa do século XVII e pintura  veneziana do século XVIII.
Luminária Clarissa em vidro soprado e mesa de cristal : criações do arquiteto.
Luminária Bautta em opalina e bronze.


O atelier com retratos dos séculos XVII e XVIII e lustre veneziano do século XVI.


Luminária Buatta (estudo)
Luminária Buatta, inspirada nas máscaras venezianas (estudo)
Luminária Clarissa (estudo)
Luminária Clarissa, inspirada no véu das freiras (estudo)

Luminária Clarissa.

Desta experiência maravilhosa eu trouxe estes castiçais de vidro , reproduções feitas pelo arquiteto Mainardis de Campo.  Eu os carreguei na mão, o resto da viagem, pois Veneza não foi a última escala!


As fotos do palácio são de Francesco Radino e o texto abaixo da primeira foto de Catherine Vernant para a revista Décoratio Internationale de Dez-Jan de 1964..

4 comentários:

Anônimo disse...

Uau M. Araci,
Que lugar fantástico!!!!!!
E q privilégio poderes participar dessa viagem incrível.
Grata por partilhar conosco.
Bjs,
Ritinha Medina
PS - Valeu o 'sacrifício' de carregares os castiçais. São lindos!!

Anônimo disse...

Querida, como já sabes, adoro viajar nos posts da Consuelo, e este seu ficou magnífico. Adorei cada detalhe. Obrigada por esta experiência. Veneza é um dos lugares que me fascinam....
Beijo grande.
Alexandra

MARIA ARACI disse...

Que bom as meninas do Salotto por aquí! Esta nossa viagem foi inesquecível!!!!!!!

Anônimo disse...

Que maravilha, querida! Fiquei completamente encantada. Adorei que voce comprou -e carregou com imenso sucesso- os casticais. Ate sem sentir, essa energia feliz da viagem continua vibrando na sua casa.