terça-feira, 1 de abril de 2014

VERDADES VELADAS



Chamou minha atenção  no New York Times este artigo sobre o trabalho de Houssein Fatemi, um premiado fotógrafo iraniano que vive entre o Afeganistão, Iran e Estados Unidos.


VERDADES VELADAS

“Um dia, estava caminhando com uma amiga em Teerã, quando ela foi levada pela polícia e mantida num recinto por vária horas. Seu crime? Não estar vestindo o necessário hijab – o lenço de cabeça que, em certas interpretações do Corão, mulheres devem usar sempre que estiverem na presença de homens que não sejam parentes próximos. No Irã, o governo insiste para que todas usem.
Disseram a minha amiga que mandasse buscar, por alguma amiga, o hijab para que o vestisse. Até que chegasse não poderia sair. Disse-me ela que eu não deveria tirar apenas fotos de guerras, mas que deveria documentar o que as iranianas estavam passando na vida pública de uma grande cidade como Teerã. Ela me inspirou a fazer este projeto.
De abril último até setembro, fotografei cerca de vinte mulheres que aceitaram participar. Eram de diversas classes sociais. Algumas voluntariamente usavam o hijab, outras vestiam-no apenas por ser obrigatório. O uso do hijab é garantido por uma milícia voluntária, a Basij, bem como pela chamada polícia “diretiva”. Elas circulam pelas ruas de Teerã e de outras cidades iranianas, controlando a observância religiosa.
Vestimenta imprópria, incluindo a cobertura incompleta da cabeça, ombros e colo feminino em público é ilegal e pode causar prisão e multas. Ainda que o novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, visto por muitos como moderado e reformador, tenha afirmado em público que as regras do vestuário feminino deveriam ser transmitidas pela educação, mais que impostas pela polícia, as mulheres iranianas continuam a enfrentar censura pelo uso de vestimenta não suficientemente modesta.”





Nenhum comentário: