terça-feira, 18 de agosto de 2015

JULIANA BOLLINI



O trabalho desta artista,  Juliana Bollini, que nasceu  e morou em Buenos Aires e que por nossa sorte mudou-se para o Brasil, mais precisamente para São Paulo, nos encanta no primeiro olhar. Já conhecia o trabalho dela pois minha filha Carolina, quando morava em São Paulo, comprou uma fada feita por ela e que até hoje enfeita sua casa. Há poucos dias voltei a ver em uma loja outras peças e de novo voltou o encantamento. Sua matéria prima é o papel que ela sabe usar e transformar em figuras que trazem fantasia e sonhos para quem as adquire. Ela, gentilmente, respondeu a um questionário que lhe mandei via e-mail e em nossas conversas surgiu uma idéia de surpresas para meu próximo Natal, surpresas estas que Juliana vai executar e que vão alegrar minhas netas que virão para cá no final de ano!

Juliana
Figuras de sonho!



1. PORQUE ESCOLHESTE O PAPEL COMO TUA MATÉRIA PRIMA?
O papel tem muitas qualidades, é um material muito versátil e posso achá-lo facilmente e reutilizá -lo. Sempre mexi com papel, (fazia gravura na faculdade) gosto do som que ele faz ao rasgá-lo, do cheiro dele num livro e das diferentes texturas e tipos. Misturo ele no meu trabalho com arame e às vezes madeira.

2. PORQUE  VIESTE PARA O BRASIL?
Eu vim para visitar a Bienal no ano 94. E terminei ficando aqui.

Da série "Dona VIda"
 





3. QUANDO TU ESTÁS FAZENDO UMA SÉRIE COMO A DA “DONA VIDA” TU SÓ TE DEDICAS A ELA OU TRABALHAS NOUTROS PERSONAGENS QUE SURGEM?
Geralmente faço várias peças ao mesmo tempo, todas são feitas em várias fases, enquanto secam umas vou trabalhando em outras.

4. FICAS COM SENTIMENTO DE PERDA QUANDO TE DESFAZES, AO VENDER, DE TUAS FIGURAS?
Quase nunca. Às vezes o que acontece é que fico com alguma para o meu acervo.



5. AO VER UMA FOTO TUA COM UMA GUIRLANDA DE FLORES DE PAPEL NA CABEÇA FIQUEI CURIOSA PARA SABER SE JÁ FIZESTE ALGO SEMELHANTE PARA UMA NOIVA?
Ainda não fiz para noiva, só para crianças. Mas esse é um projeto futuro, fazer tiaras para noivas.


6. TU FAZES UNS PALCOS PARA TEUS PERSONAGENS. JÁ FIZESTE ALGUM CENÁRIO PARA TEATRO DE VERDADE?
Adoro fazer pequenos teatrinhos ou cenas. Fiz só umas máscaras para uma peça de teatro quando comecei. Atualmente, me dedico aos objetos, esculturas e encomendas, que já me levam muito tempo.

Ilustração da série "Lobo está? "

7. INSPIRADA NAS TUAS FIGURAS TU JÁ ESCREVESTE ALGUM LIVRO INFANTIL OU TU SÓ OS ILUSTRAS?
Eu só ilustrei, até o momento, quem sabe algum dia escrevo.



8. TU TE FIXAS EM MATÉRIAS SOBRE MODA OU EM LIVROS HISTÓRICOS PARA CRIAR TEUS FIGURINOS?
Minha inspiração vem de várias fontes: moda antiga, circo antigo, brinquedos antigos, e postais vintage.

Da série de mulheres com saias pretas floridas.


9. DE TODAS AS SÉRIES E PERSONAGENS QUE FIZESTE TENS ALGUMA PREFERIDA?
Varia, tenho vários que gosto muito, agora são as mulheres com saias pretas floridas.


No ônibus!

Circo




Carros




Tatuagem!


10. TENS PLANOS DE EXPOR TEUS TRABALHOS AQUI, NO RIO GRANDE DO SUL?
Gostaria muito! Por agora não recebi nenhum convite.


Peças de Juliana que agora enfeitam minha casa.
 Adquiri na loja "pra _presente" aqui em Porto Alegre.


Sites que pesquisei sobre Juliana e que tem matérias super interessantes sobre ela:



Fotos: Juliana Bollini, No País de Alice, Gleice Bueno para Amo meu fazer, minha.

Um comentário:

Debora disse...

Maria Araci,

Às vezes minha semana é corrida, mas sempre dou um jeitinho de passar por aqui.
Já tinha visto esse post pelo celular, mas só agora estou com o devido tempo para comentar (e com um teclado de verdade, porque escrever no celular me deixa nervosa).

Lindo o trabalho dessa artista! Não conhecia, mas agora vou seguir os links e você indicou e pesquisar mais sobre ela.

Amei muitos dos personagens, a ilustração da Chapeuzinho vermelho, esse bonequinho no final com o bandolim (será esse o nome? É a quarta foto a partir do final). Lindo o que ela consegue fazer com o papel!