sexta-feira, 31 de julho de 2015

WALMOR CORRÊA NO MAM



Até setembro este grande artista e meu  amigo, Walmor Corrêa mostra seu trabalho no
 Museu de Arte Moderna de São Paulo com a exposição "Metamorfoses e Heterogonia" no "Projeto Parede".
 Já mostrei AQUI e AQUI o seu trabalho.
Vou reproduzir o texto do site do MAM para explicar esta exposição fantástica pois não conseguiria fazê-lo melhor :



Para ocupar o Projeto Parede do segundo semestre de 2015, o MAM convidou o artista Walmor Corrêa que apresenta a obra Metamorfoses e Heterogonia, feita especialmente para o corredor de acesso entre o saguão de entrada e a Grande Sala do museu. Metamorfoses e Heterogonia parte de um estudo de anotações sobre a fauna e flora brasileiras encontradas em cartas escritas pelo padre José de Anchieta (1534-1597), que identificavam espécies de pássaros inexistentes, cuja preciosa descrição refletia o pioneirismo da observação de Anchieta, que era um exímio pesquisador. Ao invés de censurar os equívocos, Walmor Corrêa propõe um desdobramento imersivo, dando a eles sustentação. “Desta forma, crio seres empalhados e dioramas que atestam as descrições do século XVI, com pássaros que se alimentam de orvalho e outros que são ratos com asas”, descreve o artista. A obra constitui um recorte fictício de um museu de história natural e, ao mesmo tempo, dá embasamento sobre a história real dos jesuítas no Brasil ao reproduzir o caminho percorrido por Anchieta no estado de São Paulo. Para o MAM, o projeto consiste numa interferência arquitetônica que dá acesso a um novo setor fictício dentro do museu sob o termo Setor de Taxidermia. Na sequência, é encontrado um grande diorama que representa o mapa do estado de São Paulo, com destaque para o planalto, a serra e o litoral sul – locais por onde os jesuítas passaram, e que registra, sobretudo, o caminho por onde o Padre José de Anchieta passou e, possivelmente, encontrou os animais descritos e resignificados pelo artista. O mapa conta com cerca de 15 animais empalhados dispostos sobre as possíveis áreas de localização, confeccionados pelo artista por processo de metamorfose, unindo cabeças de roedores a corpos de aves. É importante frisar que nenhum animal foi sacrificado para a obra. Os corpos dos bichos estrangeiros foram comprados em lojas autorizadas para este fim.




Corredor de acesso entre o saguão de entrada e a Grande Sala.


Pássaros inexistentes de José de Anchieta e Walmor Corrêa.

Seção, fictícia , de Taxidermia.



"Pássaro que se alimenta de orvalho".
"Rato com asas".








Fotos: Walmor Corrêa, MAM.

SEXTA-FEIRA AZUL




A linha de porcelanas da Ralph Lauren, em azul, é um objeto de desejo. São peças que fazem uma mesa posta ficar linda, com um ar descontraído mas ao menos tempo chic! Algumas delas são usadas no restaurante da grife em Paris e agora em maio eu estive lá e desfrutei desta beleza toda!


Um charme!
A linha usada em Paris.
Adoro estes guardanapos!
Mais sofisticados!



Em Paris!




MAIS AZUL! 
AGORA UMA CAIXA EM DÉCOUPAGE FEITA POR MIM!

Ela poderia compor com as mesas acima! Não?!









Fotos: Habitually Chic, minhas.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

QUINTA DE POESIA



John Singer Sargent: "Retrato de um menino" MET





      EVOLUÇÃO

A idade
Das minhas crianças
De agora
Não é a mesma
Idade
Da minha idade
De outrora
Quando eu era
Da  mesma idade
Das minhas crianças
De agora


Paulo Corrêa Meyer

Wayne, 17/7/2015.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

QUARTA-FEIRA SEM LEI



Um almocinho delicioso nesta última quarta-feira! E as cores da mesa eram suaves e nos detalhes amarelo , verde e laranja.

Uma sopinha de agrião de entrada.
Uma violeta branca carregada de flores!
Torradinhas para a sopa que nós chamamos "berloques"!

Pratinhos de pão com vistas da Toscana.



 Fotos: minhas




terça-feira, 28 de julho de 2015

LUA PARTICULAR


Revendo algumas de minhas postagens mais antigas me deparei com esta AQUI de fevereiro de 2011 sobre a instalação do artista russo Leonid Tishkov. Resolvi pesquisar o que havia acontecido com esta "Private Moon" que "é um poema visual contando a história de um homem que  encontrou a lua e ficou com ela para o resto de sua vida". Pois bem, o homem continua com a lua e tem viajado com ela por diversos países. Ele a tem fotografado em muitos lugares ao ar livre, nas mais diversas paisagens e, muitas vezes, ela tem participado de mostras em museus pelo mundo. Vamos ver imagens desta jornada!

RÚSSIA (2003-2005)













PARIS (2009)











NO ÁRTICO  (2010)




NA AMÉRICA (2013)





EM TAIWAN (2012)








NA UCRÂNIA (2013)


NOS MONTES URAIS (2015)





NO CAZAQUISTÃO (2013)




NA ÁUSTRIA (CAPELA DE SANTA ÚRSULA 2009)


NA ITÁLIA (2010)


NA ALEMANHA (2010)


NA HOLANDA (2013)



VÍDEO






Fotos: Leonid Tishkov, Privatemoon