terça-feira, 15 de setembro de 2015

CAIXA DE JÓIAS



Eu adoro, quando vou aos Estados Unidos, visitar algumas casas, realmente antigas e que tem características todas especiais. Os tetos são baixos, as janelas sempre padronizadas no tamanho, as peças pequenas e tudo isto com muito charme. Nesta última edição da revista House Beautiful tem uma destas casas, datada do século XVII e é uma casa de fazenda em Vermont. Os proprietários chamaram o arquiteto Ramsay Gourd para renová-la e para uma das peças, a biblioteca, tinham um pedido específico. Queriam que fosse toda em Toile de Jouy vermelha. Ele trouxe várias amostras  mas sugeriu planejar um desenho em um tecido, especialmente para eles. Daí surgiu a idéia de representar os animais da fazenda numa espécie de Toile mas com elementos Ikat. Os estofados e as "shades" nas janelas foram feitas neste tecido e as estantes e painéis laqueadass em um vermelho vivo. Como diz o arquiteto, esta cor ajuda a esquentar nos rigorosos e longos  invernos de Vermont. "A biblioteca tornou-se uma caixa de jóias".

A ousadia da cor!

O teto com papel de parede, também desenho do arquiteto.



O projeto do tecido.

O desenho aquarelado.
O resultado final em várias cores.

O papel do teto.
O living com paredes neutras mas com móveis, também em cores. Ao fundo, emoldurados, boletins de colégio de uma avó.
Lindo verde com azul!
Detalhes
Ambientes integrados: living-sala de jantar.

Uma mesa de pinho com cadeiras variadas. Emoldurado um kimono espetacular! Não há lustre dependurado para não interferir com o quadro na parede!
Cozinha com móveis claros.
Uma porta vermelha para dar o toque!
Uma pequena sala.


Um dos quartos.
Lugar para sentar junto à janela.


Fotos: House Beautiful, Ramsay Gourd.

3 comentários:

Luciene Felix disse...

Encantada Maria Araci!
O primeiro dos quartos... Quanta leveza!
Mil beijos, lu.

MARIA ARACI disse...

Lu querida: amei esta casa!!! Quanta energia nesta sala vermelha!!!!!

Debora disse...

Uau! Quanta ousadia para uma biblioteca, que normalmente é um lugar tão sóbrio! Muito bonito o trabalho, adorei ver os detalhes do tecido e do papel que foi colocado no teto.

Os outros ambientes da casa, apesar da base mais neutra, também têm algumas cores bem vivas, não é? Parece que a exceção é o quarto, talvez até propositadamente, por ser um lugar de descanso. Será?