sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

BODEGA GARZÓN



Visitar a Bodega Garzón foi mais um dos programas prazerosos de nossa estada em Punta del Este. Fica a 75 quilômetros de Punta e a estrada tem uma paisagem linda dos campos uruguaios. A Bodega Garzón, propriedade do bilionário argentino Alejandro Pedro Bulgheroni, faz parte de um conglomerado agrícola de 10000 hectares que além de vinho, produz azeite, leite, mel e oleaginosas. "O prédio que abriga a bodega foi construído à moda politicamente correta seguindo conceitos de sustentabilidade. Tem telhados verdes (cobertos de plantas), sistema de captação da água da chuva para irrigar as vinhas e soluções de iluminação que proporcionam até 40 % de economia de energia". Em nossa visita tivemos um guia nascido no Chui, fronteira com o Uruguai. Seu português era perfeito mas com delicioso sotaque espanhol! Depois almoçamos no restaurante cuja cozinha é comandada por Francis Mallmann. Foi, realmente, um ótimo programa que eu, junto com meu marido e filha e mais primos do Rio de Janeiro fizemos! Vale muita esta visita!


Um prédio interessante!
Água que ajuda na refrigeração do prédio
 
Mesa feita de um tronco de árvore.
Porta linda!
Vários níveis abaixo do solo.
Pegue seu cálice para a degustação!
Pedras que fazem parte do tipo de solo onde foi construída a bodega.
Tanques ovais (são chamados de tulipas ) de cimento para fermentação. Foram trazidos de navio  da Itália e tiveram que ser colocados em seus lugares antes que a construção estivesse pronta.
"Com paredes espessas, os tanques garantem temperatura constante mesmo nos altos picos de calor gerados pela fermentação e mantêm o vinho exposto a uma quantidade de oxigênio menor do que a dos tradicionais tonéis de madeira  e aço inox".
Estes parecem estar de salto alto!!!
Vinho já engarrafado.
Mesa para degustação no final do "tour"
Pia do toilette super interessante!
Luminária linda!
Produtos para se comprar.
Azeite de oliva.
Mesa no restaurante.
Único prato que fotografei: a entrada. Empanada de milho com molho remolado. Delícia!!!
A vista!
Nosso grupo: primos queridos e nós, nos vinhedos!



Fotos: minhas
Alguns dados: Revista Veja



2 comentários:

Debora disse...

Belíssimo passeio! Adorei o lugar: o mobiliário feito com troncos, o concreto, a porta metálica.

Os tanques também devem ter sido uma visita interessante! São muitos!

Ambientes super acolhedores, fiquei com vontade de conhecer!

MARIA ARACI disse...

Debora: vale muito a pena conhecer!!! É muito interessante!!! Mas como beleza arquitetônica sou mais a Vinícola Antinori que conheci quando fui à Folença!!!!