terça-feira, 22 de setembro de 2015

VIGELAND PARK


Em junho de 1999 nós fomos a Oslo, Noruega, e uma das coisas que mais gostei de conhecer e que causa um impacto em todos que o conhecem é o Vigeland Park. É o maior parque de esculturas do mundo, feitas todas por um só artista, Gustav Vigeland (1869-1943). São mais de 200 peças em granito, bronze e ferro fundido, representando o ser humano sozinho ou em grupos, desde o nascimento até a velhice. Agora nas férias de minhas netas, meu genro e minha filha foram com elas para Oslo e visitaram este lugar especial. As fotos desta postagem, hoje, são a visão de meu genro deste lugar e também do Museu onde são expostas mais obras do artista junto com os moldes para a execução das esculturas que estão no parque. Tem também aí, desenhos e gravuras. Vigeland doou quase toda sua obra para a cidade de Oslo em retribuição ao governo que construiu o prédio , que agora é o museu, e que antes era o estúdio e a moradia do artista.

A fonte.
Uma das árvores.

A fonte com o grupo de 20 árvores.
Jim, Isabela e Clara.
Outras árvores.


O obelisco feito em um único pedaço de granito e medindo mais de 17 metros.



A ponte.




Martha e as meninas. É preciso observar!





Sempre tem um pássaro!





Minhas guriazinhas.


Lindo!
5 meninas!
O museu












Perfil!



VÍDEO






 Fotos: James Burton

2 comentários:

Debora disse...

Muito bonito! Não conheço, mas adoraria visitar um dia!
E que produção desse artista, não é? Fiquei impressionada com a quantidade de obras e a variedade de técnicas!

MARIA ARACI disse...

Debora: este artista é fantástico!!