terça-feira, 18 de março de 2014

JEANNE LANVIN



Através do programa GNT Fashion vim a saber do aniversário de 125 anos da Lanvin, a mais antiga grife de moda em funcionamento até hoje e a história de sua fundadora, Jeanne Lanvin. A jornalista Lilian Pacce visitou o escritório da estilista criado  em 1893 e aberto, agora,  pela primeira vez. Fiquei fascinada com os croquis e desenhos conservados até hoje!

"Para comemorar seus 125 anos, a maison abriu pela primeira vez o escritório da estilista, criado em 1893. “É um lugar muito privilegiado, que estamos abrindo excepcionalmente esse ano pelo aniversário da marca”, me conta Laure Harivel, responsável pelo patrimônio da grife. Aliás, um patrimônio incrível e muito bem conservado, com todos os livros, croquis de vestidos e tecidos que Jeanne usou e colecionou.

Jeanne veio de uma família modesta e começou a trabalhar com apenas 11 anos. Aos 13, já era aprendiz de modista fazendo chapéus. Em 1889, ainda muito nova, abriu sua primeira loja por conta própria, sem nenhum financiamento, só com suas economias. Vanguardista, casou e se divorciou num espaço de oito anos, numa época em que isso não era nada comum. Desse casamento com o Conde de Pietro, teve sua filha única, Marguerite, que se tornou sua musa, sua inspiração, e que aparece até hoje na logomarca da Maison, criada por Paul Iribe a partir de uma foto em que mãe e filha estão prontas para um baile à fantasia.

Jeanne dizia que suas únicas paixões eram sua filha e sua marca. Ela deixou um legado precioso, fazendo de seu nome sinônimo de lifestyle com linhas de cosméticos, decoração e perfumes. Os perfumes, aliás, eram um caso à parte, com nomes provocativos como Scandal, Rumeur, Prétexte, Mon Peché (nos EUA, traduzido como My Sin, ou Meu Pecado) e Arpège (homenagem à filha que era música). Sem dúvida, uma figura de muita força, que, com sensibilidade e empenho, colaborou para transformar a moda e o mundo." 

Todo este material conservado terá divulgação em mídias modernas como Pinterest, Facebook e Instagram.


Jeanne Lanvin


A foto que inspirou a logomarca onde Jeanne aparece com sua amada filha Marguerite que era sua musa inspiradora.
Peça de Lalique reproduzindo a marca Lanvin
Bonecas retratando, também a marca.




Roupas infantis.







AS NOIVAS


















OS CHAPÉUS





OS PERFUMES

Nome usado nos Estados Unidos para o perfume Mon Peché.
O famoso Arpège nomedado em homenagem a filha de Jeanne que era música.

Logomarca na tampa da caixa do perfume.
Embalagem nos 120 anos da Lanvin.
Embalagem atual do Arpège.



Texto: Lilian Pacce. Fotos: 125ans.lanvin.com, European Fashion, Bazaar, Daily Moda Lisboa, Style.com

Nenhum comentário: