sexta-feira, 28 de março de 2014

SEXTA-FEIRA AZUL



Lembro sempre que minha mãe contava que quando ela era pequena e alguma peça de porcelana quebrava em casa, ela guardava e colecionava os caquinhos que tivessem algum desenho aparente. Desde então, eu acho, começou sua paixão por porcelanas, paixão esta que ela me transmitiu. Hoje posto trabalho de 3 artistas que tem a porcelana como inspiração e matéria prima de suas obras e um deles trabalha com cacos de porcelana! E em todos eles o destaque é a porcelana azul e branca.



LI XIAOFENG, artista chinês, cria peças de roupa com cacos de porcelanas das dinastias Ming, Yuane e Qing. Em 2010 a Lacoste contou com sua colaboração no projeto Holiday Collector's Series, para desenvolver uma peça exclusiva para a marca: uma camisa pólo feita com 317 fragmentos de porcelana conectados com fios de prata. A Lacoste lançou uma edição limitada de 20.000 pólos com uma estampa desenvolvida pelo artista a partir da releitura digital de suas obras.


Vestido de porcelana.

Paletó.
Camisa polo.

Uniforme militar.
A polo feita pela Lacoste.
O artista.


Livia Marin é uma artista chilena que faz seus trabalhos inspirada nas obras clássicas de Salvador Dali. Suas porcelanas "derretidas" lembram os relógios derretidos do pintor. Suas peças parecem que foram expostas ao calor intenso, mudando de forma mas mantendo o seu desenho que no caso é a padronagem clássica da porcelana azul e branca, a Willow.

Ela usa além de porcelana , gesso, resina e impressão em transfer.


O padrão Willow.


E o último artista,  MA JUN, é também chinês, e recria objetos do cotidiano moderno num trabalho um pouco irônico, também em porcelana.

Latas de bebida amassadas.


Garrafas de Coca-Cola


Aparelho de televisão.



Fotos: This is Colossal, Porcelana Brasil, Bons Tutoriais, Emfim Blog, La Gallery-Frankfurt.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico todos os três
"vidrados" em porcelana.