terça-feira, 30 de junho de 2015

CORREDOR VASARIANO






Desde que eu vi fotos e relato sobre o Corredor Vasariano no CONSUELOBLOG fiz planos de que em nossa viagem a Florença nós iriamos conhecê-lo. Antes de sair do Brasil compramos os ingressos para esta visita. Nos encontramos com um dos guias na Piazza della Signoria e dali através de uma entrada no museu Uffizi começamos nossa visita. Mais adiante outra guia assumiu e era uma inglesa que fazia quase um teatro ao relatar o histórico do lugar e falar sobre os personagens. Parecia que era íntima dos Medicis e sabia todos seus segredos!
 O Corredor Vasariano é também conhecido como Percurso do Príncipe e seu nome é uma homenagem ao seu arquiteto, Giorgio Vasari.
 No ano de 1565 ele foi construído em tempo record, menos de seis meses e foi uma encomenda de Cosimo I para que a família Medici se locomovesse com segurança desde sua moradia no Palazzo Pitti até o Palazzo Vecchio , situado na Piazza della Signoria. Tem mais de 1 km. de extensão. Ele vai, então, no sentido inverso, desde o Palazzo Vecchio, atravessa todo o terceiro andar da Galleria degli Uffizi de onde sai através de um arco, contorna o Rio Arno em direção a Ponte Vecchio fazendo uma curva, atravessa a Ponte e contorna a Torre de Mannelli, entra na Torre degli Obriachi e em seguida passa na frente da fachada da Igreja de Santa Felicitá. Passa depois a esquerda da gruta de Buontalenti no Jardim de Boboli chegando ao seu destino o Palazzo Pitti. Hoje o Corredor pertence ao "Polo Museale Fiorentino"  e abriga uma grande coleção de quadros, principalmente, auto-retratos dos maiores pintores do mundo, desde o Renascimento até os nossos dias.

O Corredor faz uma "ponte" entre o Palazzo Vecchio e o Uffizi.
O percurso de mais de 1 km.
Sala antes de entrar no corredor propriamente dito.
Casamentos da família Medici.

Tetos com pinturas maravilhosas.











Uma sala onde o teto é todo feito de conchas.





Marcantonio Franceschini: "Omnia Vincit Amor" 1648-1729.
Auto-retrato de Vasari.
La Tintoretta  (Marietta Robusti) 1560-1590


A rua lá fora!



Sobre a Ponte Vecchio
Igreja de Santa Felicitá: o Corredor passa por dentro e estas janelas eram antes portas e os Medici assistiam as cerimônias religiosas daí.


Elisabeth Vigée Lebrum, 1755-1842
Elisa Nemes Ransonnet ( ela já sabia do truque de colocar a mão no queixo!)
1843-1899
Luisa Grace Bartolini, 1818-1865.
Ponte Vecchio vista de dentro do Corredor.
Vista do Arno, do corredor sobre a Ponte Vecchio.

Quase no final do corredor




Um auto-retrato moderno!

Corredor passando a esquerda da gruta de Buontalenti no Jardim De Boboli. A pequena porta junto à estatua é sua saída!







Fotos: minhas
Dados: Consueloblog e Noticias da Bota.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FARMACIA SANTA MARIA NOVELLA






Esta loja em Florença, a Farmácia Santa Maria Novella (1612),  é um lugar obrigatório para se visitar. Parece que se voltou no tempo e ali nos é permitido adquirir artigos de perfumaria que nos evocam todo o passado deste estabelecimento. É um misto de museu, com seus móveis trabalhados, seus pisos de mármore, suas paredes e tetos pintados, seus objetos que contam história, como os potes antigos de farmácia, as embalagens usadas durante diversas épocas e tudo isto com a percepção de um perfume maravilhoso que paira no ar.

Esta entrada já nos impressiona!
Paredes e tetos lindissimos!
A sala principal.

Tudo é belo!
Pátio interno do antigo monastério.

Comprei para dar de presente para minha irmã esta romã de terracota que tem impregnado nela um perfume maravilhoso! Tem a garantia de durar um ano e meio e está agora na casa da Vera, perfumando o ambiente e me trazendo, sempre, lembranças de Florença!
Tem um pratinho, que vem junto, para que não manche o móvel onde está colocada.
O pratinho!




Fotos: minhas